Secretaria Municipal de Saúde realiza a 4ª Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde, juntamento com a Prefeitura Municipal de Pilões, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarte-feira (27), a 4ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". O evento aconteceu durante os turnos manhã e tarde, na Câmara Municipal de Pilões, com o principal objetivo de discutir propostas de âmbito estadual e nacional.

As Conferências de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no município, bem como no estado e em âmbito nacional. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

"Durante o evento podemos colher propostas relevantes que poderão melhorar as políticas públicas da saúde. Os eixos debatidos no evento foram fundamentais para compreendermos o SUS e como devemos agir para aperfeiçoa-lo. Mesmo diante de nossas limitações, principalmente com o caos financeiro que estamos passando, nunca deixamos de trabalhar e garantir qualidade na sáude, seja na burocracia ao atendimento ao paciente. Estamos sempre juntos com a comunidade!", comentou a prefeita Socorro Brilhante.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

A programação iniciou com o credenciamento, seguido da solenidade de abertura, com a presença dos artistas da terra Deda do Sex, Zezinho Sanfoneiro e Mano, interpretando os hinos nacional e municipal. Com o coffe-break em seguida, logo após foi apresentada uma palestra abordando o tema do evento. Encerrando com a mesa redonda e questionamentos.

À tarde as atividades iniciaram com a realização de trabalhos em grupos, seguido de debates e aprovação de propostas. Além disso, houve a aprovação do Relatório Final e Moções, eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde, encerrandos os trabalhos.