Prefeitura de Pilões realiza Gravimétrica dos Resíduos Sólidos

Para atender uma das exigências da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS,  Prefeitura Municipal de Pilões realizará durante os dias 14 e 17 de maio, o estudo gravimétrico para adequar a gestão dos serviços público de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, de acordo com a Lei nº 12.305/2010 que determinou a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A coordenação dos trabalhos está sendo desenvolvida pelo Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC, responsável pela elaboração do plano, sob a coordenação do economista Tarcísio Valério da Costa e dos técnicos do GETEC, Palloma Morais (Engenheira Ambiental) e Genival Quirino (Engenheiro Agrônomo), em parceria com a UFPB/PRAC.

O estudo possibilita conhecer a composição gravimétrica do resíduo sólido domiciliar (seco x molhado); estimar geração per capita; indica a possibilidade de aproveitamento das frações recicláveis e da matéria orgânica; auxiliar na projeção da geração dos resíduos sólidos para planos de gerenciamento futuros (aterro sanitário) que está sendo construído no município de Guarabira.

A prefeita Socorro Brilhante apoia o projeto e disponibilizou os agente de saúde e de limpeza do município. Este trabalho está sob responsabilidade do diretor de infraestrutura, o senhor Carlos (Pitú), que, por sua vez, auxiliam na logística da coleta dos resíduos junto à comunidade, onde o mesmo vem agradecer o total apoio da população pela colaboração do estudo, comentou o diretor.