COVID-19: Prefeita Socorro Brilhante faz parte de comissão de gestores para tratar medidas de prevenção contra o vírus

Na manhã deste sábado (28), a prefeita Socorro Brilhante participa de reunião, juntamente com mais 11 prefeitos da região do brejo paraibano, para discutir estratégias, em conjunto, conta a disseminação do COVID-19, na região.

A reunião aconteceu em Guarabira, com orientações de segurança dos órgãos de saúde, e contou com a presença dos gestores dos municípios de Pilões, Guarabira, Solânea, Alagoinha, Borborema, Belém, Cuitegí, Pilõezinhos, Alagoa Grande, Pirpirituba, Serra da Raíz e Bananeiras com o objetivo de decidirem posicionamentos em comum, sobre as medidas a serem tomadas em combate ao Coronavírus.

Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

"Nós, enquanto gestores, tivemos a iniciativa de nos reunir para buscarmos estratégias de prevenção da contaminação do vírus. Além das recomendações do Ministério da Saúde, colocamos em pauta também o colapso na economia local. A feira livre foi um dos pontos debatidos na reunião onde todos se mantém preocupados com a suspensão. A nossa gestão irá tomar algumas medidas e publicar outro decreto municipal, no início da próxima semana, com reajustes, e claro, com atitudes de prevenção da contaminação do COVID-19", comentou a prefeita Socorro Brilhante.

A gestão municipal de Pilões, através da Secretaria de Saúde, vem tomando atitudes em combate a contaminação e, desde o início desta semana, os agentes de endemias vem higienizando locais estratégicos no centro da cidade, onde acontecem maior aglomeração de pessoas, além do Matadouro Municipal e o Mercado Público para apenas ocorrer as vendas de carnes, neste próximo domingo.

Recomendações do Ministério da Saúde

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Para áreas com transmissão comunitária/sustentada é recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho. O Ministério da Saúde incentiva que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar horários alternativos para evitar períodos de pico também é uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde aos estados.