Audiência Pública debate a criação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos em Pilões

Na manhã desta quarta-feira (06), a Prefeitura Municipal de Pilões realizou uma audiência pública tendo como objetivo de tratar do Plano de Trabalho para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS, do município. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos poderes executivo e legislativo, servidores públicos, associações, sindicatos e igrejas.

O intuito do debate é atualizar as condições físicas e operacionais do sistema de gestão, estabelecendo metas, ações e previsão de melhorias. Ao longo da exposição foi apresentado o tratamento dados aos tipos de resíduos sólidos (que são orgânico, seco, rejeitos, de serviços de saúde e construção civil), a fiscalizaçã da própria sociedade, a utilização do resíduo sólido como fonte de renda, cobranças de plano de gerenciamento de empresas e transportadoras (para resíduos da construção civil), logística reversa, educação ambiental e implantação de metas.

Entre as questões apontadas pelos presentes, a principal delas é a participação mais ativa da sociedade civil no grupo de acompanhamento do plano. Outros pontos levantados foram à destinação correta, aprofundamento da logística reversa, à necessidade de educação ambiental e importância do cooperativismo.

"Iremos ver as possibilidade da participação de todos os segmentos e, principalmente, a participação da comunidade civil. Acreditamos que dessa forma, com a participação da comunidade, dando o direitos de participação das decisões, conseguiremos alcançar bons resultados", frisou a prefeita constitucional, Socorro Brilhante.

Durante a realização da audiência, foi formada uma comissão que ficará responsável, principalmente, pela fiscalização da metodologia do trabalho que será realizado do município, são eles:

Poder Executivo:
Bricio Brilhante, Maria José de Souza, Maria do Socorro de Souza, Ana Simplício e Antonio Carlos Cordeiro

Poder Legislativo:
Edilson Mendes

Sindicatos:
Maria de Fátima Pereira, Ariosmar Cândido

Igrejas:
Jaime Souza (Igreja Evangélica Batista)

Associações:
Luis Pinheiro (AACO), José Alves de Souza (ADECOM)

Sociedade Civil: José Batista Souza Silva